Torres Vedras | Praia de Santa Cruz | Concelho de Torres Vedras
Guia Turistico e Cultural da Praia de Santa Cruz
Torres Vedras - Portugal
   
     
   
  Como Chegar  
  Região do Oeste  
  Torres Vedras  
  As Freguesias  
   
  A Costa e o Litoral  
  As Praias  
   
  Passeios  
  Desporto  
   
  História e Estórias  
  O Património  
  A Etnografia  
  A Gastronomia  
  A Religião  
  Galeria de Notáveis  
   
  A Visitar  
  Eventos Culturais  
  Eventos Desportivos  
  Eventos Populares  
  Album de Fotografias  
  Galeria de Arte  
  Associações/Colectividades  
   
  Onde Dormir  
  Onde Comer  
  Onde Comprar: Artigos  
  Onde Comprar: Serviços  
  Biz - Empresas & Negócios  
   
  Mapas  
  Telefones Úteis  
  Previsão das Marés  
  Estado do Tempo  
     
     

 

 

 

A Região - Concelho de Torres Vedras

O Concelho de Torres Vedras

A Praia de Santa Cruz fica situada em duas das vinte freguesias que compõem o Concelho de Torres Vedras: Freguesia de Silveira e Freguesia de A-dos-Cunhados.

O município tem a sua sede em Torres Vedras, elevada a cidade em 3 de Fevereiro de 1979, e deste concelho fazem parte vinte freguesias: A-dos-Cunhados, Campelos, Carmões, Carvoeira, Dois Portos, Freiria, Maceira, Matacães, Maxial, Monte Redondo, Outeiro da Cabeça, Ponte do Rol, Ramalhal, Runa, S. Pedro da Cadeira, S. Pedro e Santiago, Santa Maria do Castelo e S. Miguel, Silveira, Turcifal e Ventosa. Apenas quatro destas freguesias encontram como limite natural o Oceano Atlântico:

Um Pouco de História

A criação do concelho data do reinado de D. Afonso Henriques, sendo o primeiro foral, concedido apenas em 1250 por D. Afonso III. Este foral foi renovado em 1510 por imposição do selo de D. Manuel. Foi em Torres Vedras que D. João I reuniu com o seu conselho, para decidir-se e deliberar-se sobre a conquista de Ceuta; também aqui em 1810 foram travadas duras e resistentes batalhas contra o avanço das tropas de Napoleão em direcção a Lisboa, durante o ciclo das Invasões Francesas, feito memorado pela famosa denominação das Linhas de Torres.

A Visitar no Concelho de Torres Vedras

Visitar estas terras banhadas pelo atlântico e de rara beleza paisagística, povoadas por gente hospitaleira, constituem uma viagem agradável, reconfortante e deveras gratificante. Apaixone-se pelos sabores da gastronomia, pela singeleza do artesanato e pela beleza do património cultural e edificado, mas não dispense um revigorante passeio pela orla costeira.

Os principais monumentos do município situam-se na cidade de Torres Vedras, destacando-se as diversas igrejas e conventos existentes, o aqueduto, o castelo medieval e o forte de S. Vicente. Nas restantes freguesias também vai encontrar pontos de grande interesse turístico e cultural. Da praia da Assenta a Porto Novo e passando pela praia Azul e pela praia de Santa Cruz. Do património edificado destacam-se, o Castro do Zambujal, as ruínas do Convento de Penafirme, a Azenha de Santa Cruz, o lar de Veteranos Militares em Runa, os vários moinhos de vento, ou os solares de Turcifal.

A Visitar nas Freguesias do Litoral de Torres Vedras

Nas quatro freguesias do litoral de Torres Vedras existem vários locais de interesse turístico e vários monumentos a visitar...>>

Festas & Romarias

As principais e mais conhecidas festividades no concelho estão relacionadas com os festejos do tradicional Carnaval de Torres Vedras, o Carnaval de Verão em Santa Cruz, o Cortejo Etnográfico de 15 de Agosto em Santa Cruz e as inúmeras festas e romarias celebradas um pouco por todo o concelho, organizadas pelas colectividades e maioritáriamente realizadas durante a época de verão.

 

Mapa Administrativo do Concelho de Torres Vedras

Mapa do Concelho de Torres Vedras

Texto: Artur Henriques
Fotografias:
Publicado em: 2-Jan-2006
Actualizado em: 31-Jan-2007

Para obter mais informações envie-nos um email

 

 
Brasão da Cidade de Torres Vedras
Heráldica do Brasão
Armas - Escudo de vermelho, com um castelo de prata, composto de duas torres torreadas unidas por um pano de muralha com a sua porta de negro, cobertas e rematadas por dois cata-ventos e encimadas por duas estrelas do mesmo metal, que, em chefe, acompanham o escudete das quinas. Coroa mural de prata com cinco torres. Listel branco com os dizeres "CIDADE DE TORRES VEDRAS", de negro.
Orago
Santa Maria do Castelo
Feriado Municipal
11 de Novembro
População
72.750 habitantes (Censos 2001)
Economia
Torres Vedras é o concelho do Oeste que em termos absolutos mais contribui para a produção de riqueza, representando cerca de 0,6% do PIB (Produto Interno Bruto em 2004). Contudo os seus mais de 70.000 habitantes apresentam um Poder de Compra per Capita (IPC 2004) de apenas 82,63, considerando o índice 100 como o valor médio do País.
Sectores de Actividade
Em relação à distribuição da população residente pelos grandes sectores de actividade económica tem-se verificado a diminuição progressiva do sector primário (agricultura) e a correspondente compensação através do crescimento do sector terciário (comércio e serviços). De acordo com os dados do INE relativos a 2001, a distribuição da popupação activa por sector era de: 57,2% para o comércio e serviços, 34,5% para a indústria e os restantes 8,3% para o sector representativo da agricultura e pescas.
Site Oficial

 

     
   
   
  S. Pedro da Cadeira  
  Silveira  
  A-dos-Cunhados  
  Maceira  

 

 
 

Carnaval de Torres Vedras: 2006

Carnaval de Torres Vedras: 2004

Cortejo Etnográfico de 15 de Agosto

 
 
 

Daisy Urban Day SPA Torres Vedras

 

 

Ruas de Santa Cruz

Mapa das ruas da Praia de Santa Cruz

Estradas Santa Cruz

Mapa de estradas e de imagens de satélite de Sta Cruz

Região do Oeste

Mapa de estradas da Região Oeste

Estradas T. Vedras

Mapa de estradas e de imagens de satélite T. Vedras

Freguesias Torres Vedras

Mapa administrativo do Concelho de Torres Vedras

Litoral T. Vedras

Mapa das Praias e do Litoral de Torres Vedras
 
 
 
 
Copyright © 2005-06 Belenus, Lda