História Imagem a Santa Helena | Praia de Santa Cruz
Torres Vedras - Portugal
     
   
  Como Chegar  
  Região do Oeste  
  Torres Vedras  
  As Freguesias  
   
  A Costa e o Litoral  
  As Praias  
   
  Passeios  
  Desporto  
   
  História e Estórias  
  O Património  
  A Etnografia  
  A Gastronomia  
  A Religião  
  Galeria de Notáveis  
   
  A Visitar  
  Eventos Culturais  
  Eventos Desportivos  
  Eventos Populares  
  Album de Fotografias  
  Galeria de Arte  
  Associações/Colectividades  
   
  Onde Dormir  
  Onde Comer  
  Onde Comprar: Artigos  
  Onde Comprar: Serviços  
  Biz - Empresas & Negócios  
   
  Mapas  
  Telefones Úteis  
  Previsão das Marés  
  Estado do Tempo  
     
     

 

 

 

Cultura & Etnografia - História e Estórias - Imagem a Santa Helena

Santa Cruz: Imagem a Santa Helena

No séc. XVII, mais precisamente na segunda metade deste, era comum aquando da construção de um mosteiro, um convento, um castelo..., surgir à sua volta um pequeno aglomerado de casas que, com o passar dos anos, crescia e se multiplicava.

Junto à Praia de Santa Rita, a história não foi diferente. Era este pequeno grupo de pessoas que cuidava das terras, lançava as redes ao mar e, pela sua generosidade, contribuía para o sustento dos monges, muitas vezes, em troca de promessas e pedidos de orações.

Contudo, se existiam vantagens mútuas nesta relação, com o decorrer do tempo, os monges aperceberam-se de que algo estava mal, de que a sua vida de oração e recolhimento já não era a mesma, de que a calma e tranquilidade que tanto buscavam e desejavam estava a perder-se. Assim, decidiram adoptar uma vida cenobita, ou seja, durante o dia abandonavam as paredes do mosteiro e viviam numa das muitas grutas existentes nas arribas destas praias que ainda hoje se podem apreciar - e aí, dedicavam-se à oração, à contemplação, à meditação e à ascese. De noite, regressavam ao mosteiro, onde a animação do dia já tinha passado e a calma e tranquilidade da noite imperava.

Foi num destes dias e numa destas grutas que um monge, grande devoto de Santa Helena, decidiu esculpir ou, porque não se sabe ao certo, mandar esculpir uma imagem desta santa. A imagem nunca chegou a ser levada para o mosteiro, provavelmente porque por ocasião do abandono daquele, como anteriormente se referiu, devido a razões que não se conhecem, não houve tempo de recolher a imagem ou, com a pressa de deixar o local o monge não se lembrou de a ir buscar às grutas.

Por ali ficou durante alguns anos até que um dia, um grupo de pescadores a encontrou numa praia, arrastada pelo mar. A imagem apresentava-se triste, até mesmo amuada. Daí, ao referido local se ter dado o nome de Praia da Amoeira.

A imagem, datada do séc. XVI, foi trazida para terra e a devoção a Santa Helena foi crescendo ao ponto de se erguer uma ermida no Pisão Velho e que ainda hoje é possível ver através de fotografias de 1929. Actualmente, não se sabe ao certo o que terá acontecido a tal ermida. A única certeza é que posteriormente foi edificada uma capela bem no centro de Santa Cruz, junto às arribas, dedicada a Santa Helena, onde se pode venerar a
imagem encontrada alguns séculos atrás embora, pela tradição popular, se afirme que antes da actual capela existiram outras duas. Tal informação não é possível confirmar historicamente.

Esta capela com o decorrer do tempo foi sofrendo algumas alterações. Actualmente já não existe o edifício que lhe estava anexo e, nestes últimos três anos – de 1999 a 2002, tem sofrido obras de conservação e restauro que lhe devolveram o brilho e beleza iniciais, destacando-se o belo retábulo em talha dourada.

 

 

 

Texto: in Memorial Histórico da Igreja de Santa Cruz, 1999
Fotografias: Artur Henriques
Publicado em: 14-Abr-2006

Para obter mais informações envie-nos um email

 

 
Cruzeiro e Pequena Capela no Miradouro de Santa Helena entre a Praia da Amoeira e a Praia Formosa
     
   
   
  Veneração Sta Helena  
  Ermida Sta Helena  
  A Imagem a Santa Helena  
  Santa Cruz de Ribamar  
  Um Lugar Encantado  
  Desenvolvimento Urbano  
  Destino de Veraneio  
  Vivência Estância Balnear  
  Massificação do Turismo  
   
  O Porto de St Denis  
   
  As Invasões Francesas  
  Igreja Nossa Sra da Luz  
   
  Convento NSra Assunção  
     

 

Copyright © 2005-06 Belenus, Lda