Dunas no Litoral de Torres Vedras | Praia de Santa Cruz
Torres Vedras - Portugal
   
     
   
  Como Chegar  
  Região do Oeste  
  Torres Vedras  
  As Freguesias  
   
  A Costa e o Litoral  
  As Praias  
   
  Passeios  
  Desporto  
   
  História e Estórias  
  O Património  
  A Etnografia  
  A Gastronomia  
  A Religião  
  Galeria de Notáveis  
   
  A Visitar  
  Eventos Culturais  
  Eventos Desportivos  
  Eventos Populares  
  Album de Fotografias  
  Galeria de Arte  
  Associações/Colectividades  
   
  Onde Dormir  
  Onde Comer  
  Onde Comprar: Artigos  
  Onde Comprar: Serviços  
  Biz - Empresas & Negócios  
   
  Mapas  
  Telefones Úteis  
  Previsão das Marés  
  Estado do Tempo  
     
     

 

 

 

O Litoral: Dunas

Sistemas Dunares no Litoral de Torres Vedras

No concelho de Torres Vedras encontram-se dois sistemas dunares, que remontam à época do Holocénico (12 mil anos) e que evoluíram em promontórios rochosos. Os sistemas dunares iniciaram-se junto à desembocadura do Rio AIcabrichel e do Rio Sizandro .-facilitando a recarga de sedimentos e contribuindo para a formação de cordões litorais.

Caracterização das Dunas

As condições geomorfológicas, isto é, as características das estruturas geológicas dos sistemas fluviais - plataforma litoral em forma de rampa e vales largos (Vale ao Rio Sizandro e Vale da Ribeira da Sorraia) - associadas , à acção da ondulação, correntes marinhas e vento levou ao aparecimento destes ecossistemas costeiros.

Os sistemas de dunas em causa apresentam as características gerais, comuns a estes ecossistemas, isto é, o substrato móvel é pouco rico em nutrientes e encontra-se sujeito à acção do mar, e dos ventos, que nesta região são de predominância Noroeste. De um modo geral, as espécies vegetais presentes distribuem-se segundo estas condições. Todavia, no caso particular das dunas desta região verifica-se que, devido à forte pressão humana, houve a destruição do perfil normal dos sistemas dunares, levando a que as espécies se localizem em agrupamentos dispersos e com um perfil descaracterizado

Espécies Dunares e as Dunas

A fixação de espécies vegetais é um processo dinâmico e contínuo que necessita de plantas adaptadas - espécies pioneiras, colonizadoras. Estas fixam as areias através de um sistema de raízes bem desenvolvido e disperso, que extraem do solo (arenoso e siltoso) água e nutrientes.

As espécies pioneiras ao fixarem-se iniciam um processo de mudança das condições geoambientais do sistema dunar, dando início à formação de uma sucessão ecológica - acontecimento dinâmico que leva à substituição de uma associação de organismos por outros mais evoluídos, perante a mudança de condições edafoclimáticas (solo e clima).

As plantas das dunas do litoral Torriense estão distribuídas por associações, caracterizando-se o sistema dunar da seguinte forma:

1) Duna Primária ou Duna de Areia Branca
Caracterizada pela escassez de nutrientes e água e presença de plantas com rizoma (caule subterrâneo), que suportam grandes quantidades de sal no solo (halófitas).

Espécies - Elymus farctus (feno das areias), Cakile marítima (eruca marítima), Euphorbia paralias (morganheira das praias), Eryngium maritimum (cardo marítimo), Ammophila arenária (estorno), Otanthus maritimus (cordeirinho da praia);

2) Duna Secundária ou Duna de Areia Cinzenta
Caracterizada por um solo enriquecido em matéria orgânica e água permitindo a presença de plantas arbustivas.

Espécies - Crucianella marítima (granza marítima), Helichrysum italicum (perpétua das areias), Silene líttorea (aIfinete-das-areias), Artemisa campestris marítima (madorneira), Medicago marina (Iuzerna das praias), Pancratium maritimum (lírio/narciso das areias).

3) Duna Terciária ou Duna Castanha
Caracterizada por solos ricos em húmus e pela associação de plantas arbustivas e arbóreas.

Espécies - Pinus pinus (pinheiro manso), Pinus pinaster (pinheiro bravo), Corema album (camarinha), Juniperus phoenícea (sabina das praias).

Importância das Dunas

As dunas são importantes pois fazem a transição entre o ambiente marinho e o meio terrestre, servindo de protecção às transgressões do nível do mar, evitando a contaminação dos aquíferos continentais pela água salgada. a salinização dos solos, a destruição de infra-estruturas humanas e a abrasão marítima nas falésias.

Os ecossistemas dunares são sistemas naturais muito simples e sensíveis, cujo equilíbrio tem vindo a ser colocado em causa por via do impacte das actividades humanas. A sua destruição terá consequências negativas na orla costeira, concretamente no aumento da erosão marinha e na degradação de algumas actividades económicas.

 

 

 

Texto: Helder Marta da Silva & João Paulo Santos
Fotografias: Artur Henriques
Publicado em: 19-Dez-2006

Para obter mais informações envie-nos um email

 

 
Plantas do sistema dunar junto à Praia do Seixo
     
   
  Mapa Ecointeresse Litoral  
  Costa e Formas de Relevo  
  Dunas e Fauna  
  Zona Intertidal e Fauna  
  Protecção e Visita  
     

 

 
Duna terciária no sítio da
Rede Natura 2000 Santa Cruz - Peniche

 

 

.
Para proteger o sistema dunar, deve-se promover um uso ordenado do território, de forma a permitir uma utilização pública para fins recreativos, sem prejudicar a continuidade dos processos evolutivos da duna.

Nestes espaços naturais deve-se encontrar, pela ordem indicada, o mar, as dunas, a floresta, os campos agrícolas e só depois as casas. Os processos de erosão serão mais acelerados quanto maior o número de Infra-estruturas construídas.

A circulação de veículos motorizados nas dunas, além de colocar em causa a segurança das pessoas, constitui o principal factor da sua destruição.

A protecção destes espaços só será efectiva se existir uma consciência ambiental e uma fiscalização eficaz.


   

Belenus Formação

Cursos Manicure, Pedicure, Unhas Gel, Maquilhagem..

Intermarché

Na Silveira o seu Supermercado dos Preços Baixos

Peggy Sage

Loja de Cosmética e Estética em Torres Vedras

Kuo`s Cosmetics

Loja de Cosmética, Estética e Cabeleireiro em Torres Vedras


Leonor Basilio

Unhas de Gel, Pedicure, Depilação, Maquilhagem...

 
 
 
 
Copyright © 2005-06 Belenus, Lda