Bandeira Azul | Apoios de Praia em Santa Cruz
Torres Vedras - Portugal
   
     
   
  Como Chegar  
  Região do Oeste  
  Torres Vedras  
  As Freguesias  
   
  A Costa e o Litoral  
  As Praias  
   
  Passeios  
  Desporto  
   
  História e Estórias  
  O Património  
  A Etnografia  
  A Gastronomia  
  A Religião  
  Galeria de Notáveis  
   
  A Visitar  
  Eventos Culturais  
  Eventos Desportivos  
  Eventos Populares  
  Album de Fotografias  
  Galeria de Arte  
  Associações/Colectividades  
   
  Onde Dormir  
  Onde Comer  
  Onde Comprar: Artigos  
  Onde Comprar: Serviços  
  Biz - Empresas & Negócios  
   
  Mapas  
  Telefones Úteis  
  Previsão das Marés  
  Estado do Tempo  
     
     

 

 

 

Notícias - Bandeiras Azuis no Litoral de Torres Vedras

Bandeiras Azuis uma Aposta com Futuro

Este ano as praias do litoral de Torres Vedras foram galardoadas com apenas uma Bandeira Azul, sendo esta atribuída à Praia de Santa Rita Norte. Devido às obras de requalificação do litoral que terminam apenas no Verão de 2008, este ano a Câmara Municipal de Torres Vedras apenas candidatou esta praia ao galardão de qualidade instituído anualmente pela ABAE.

Segundo foi referido por Carlos Bernardes, vereador do Ambiente, numa conferência de imprensa “Esperamos em 2008/9 voltar a ter mais bandeiras azuis no concelho, mas primeiro queremos cumprir com os critérios de qualidade máxima”.

O facto de as praias não poderem ostentar as tradicionais Bandeiras Azuis, fez com que a Câmara de Torres Vedras tomasse medidas adicionais para garantir uma qualidade excepcional a todos os utentes das nossas praias: para além da continuada vigilância dos nadadores-salvadores as praias vão contar com um fiscal do ambiente com a importante missão de fiscalizar e zelar pela qualidade ambiental e pelos serviços prestados pelos concessionários de praia.

Para além destas duas medidas foi ainda anunciado que serão efectuadas análises às águas balneares de 15 em 15 dias, de Maio a Setembro nas praias de Santa Rita Norte e Sul, Navio, Mirante, Pisão, Centro, Santa Helena, Formosa, Praia Azul e Física, e que serão realizadas análises mensais na praia do Amanhã. A qualidade das areias também será monitorizada nas praias de Santa Rita Norte e Centro.

Devido às obras de requalificação do litoral, muitos dos antigos apoios de praia e bares foram demolidos, e as obras de construção dos novos apoios só poderão iniciar-se após a conclusão da presente época balnear.

No âmbito do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) em vigor entre Alcobaça e Mafra, os concessionários são obrigados a cumprir determinadas regras. O único concessionário que cumpria todos os requisitos exigidos era o da praia de Santa Rita Norte encontrando-se os restantes numa fase de transição até ao final da época balnear.

Os restantes concessionários encontram-se na seguinte situação: Porto Novo pendente da apresentação de um Plano de Pormenor; Santa Rita Sul, será demolido a 01 de Outubro; Navio e Mirante entrarão em obras de adaptação no fim da época balnear; Pisão será demolido após a época balnear; Física foi demolido entrará em obra no fim da época balnear; Centro irá para obras de adaptação no fim da época balnear; Santa Helena foi demolido, obra em execução que deverá estar concluída a 01 de Julho; Formosa entrará em obras de adaptação no final da época balnear; Praia Azul Varandinha, será demolido e entrará em obra após o fim da época balnear; Frescuras será demolido no fim da época balnear; Foz está dependente de Plano de Pormenor; Assenta irá para obras de adaptação no final da época balnear.

 

 

 

Texto: Artur Henriques
Fotografias: Artur Henriques
Publicado em 27-Mai-2007
Actualizado em

Para obter mais informações envie-nos um email

 

 
A Praia do Guincho
A Praia Formosa
     
   
  Passeio dos Poetas  
  Passeio na Ciclovia  
  Passeio de Automóvel  
   
  Passeio Gaivota Alcabrichel  
  Passeio Rede Natura 2000  
  Praias de Rara Beleza  
     

 

 
 
 
 
 
 
 
Copyright © 2005-07 Belenus, Lda