Inauguradas Obras de Requalificação | Praia em Santa Cruz
Torres Vedras - Portugal
   
     
   
  Como Chegar  
  Região do Oeste  
  Torres Vedras  
  As Freguesias  
   
  A Costa e o Litoral  
  As Praias  
   
  Passeios  
  Desporto  
   
  História e Estórias  
  O Património  
  A Etnografia  
  A Gastronomia  
  A Religião  
  Galeria de Notáveis  
   
  A Visitar  
  Eventos Culturais  
  Eventos Desportivos  
  Eventos Populares  
  Album de Fotografias  
  Galeria de Arte  
  Associações/Colectividades  
   
  Onde Dormir  
  Onde Comer  
  Onde Comprar: Artigos  
  Onde Comprar: Serviços  
  Biz - Empresas & Negócios  
   
  Mapas  
  Telefones Úteis  
  Previsão das Marés  
  Estado do Tempo  
     
     

 

 

 

Notícias - Inauguração das Obras de Requalificação em Santa Cruz

Obras da Praia de Santa Cruz foram Inauguradas no Domingo

As obras de requalificação da praia de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, foram inauguradas domingo, 1 de Julho de 2007, presidindo à cerimónia o Presidente da CCDR de Lisboa e o Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Estas obras de requalificação apostam num novo conceito de reordenamento do espaço público, no qual o automóvel cede lugar às pessoas. As principais ruas e largos da localidade estão transformados em zonas de utilização pedonal e os automobilistas terão menos campo de manobra esperando-se maior disciplina na ocupação dos espaços de estacionamento disponíveis.

As obras, iniciadas em Setembro passado, incluíram também a requalificação dos apoios de praia, a execução de passeios e novo mobiliário urbano, com a instalação de nova iluminação pública e de muitos bancos em espaços de lazer e miradouros. Abrangendo uma área de 4,5 hectares, têm como principal objectivo devolver aos peões as ruas principais e os largos, eliminar as barreiras arquitectónicas para quem tem mobilidade reduzida, disciplinar o trânsito automóvel e o estacionamento dos veículos, e ainda revitalizar o comércio tradicional.

Trata-se de uma empreitada orçada em 2,3 milhões de euros, dos quais 1,5 milhões foram financiados por fundos comunitários, através do Programa Operacional para a região de Lisboa e Vale do Tejo, sendo o maior investimento alguma fez suportado por esta autarquia.

Mais de 1600 Lugares de Estacionamento

Com o reordenamento dos espaços nas principais artérias foram criados 217 novos lugares de estacionamento no centro, que ficará com a capacidade de 417 lugares no total.

Sendo habitualmente difícil estacionar, durante os meses de Verão e aos fins-de-semana, no centro de Santa Cruz, a Câmara Municipal teve oportunidade de em alternativa criar duas bolsas de estacionamento, uma a norte e outra sul, com capacidade para 1200 viaturas, todos de utilização gratuita. O primeiro está localizado a sul junto ao Parque de Jogos, onde se encontra a funcionar a Pista de Gelo e apresenta 700 lugares. O segundo está situado a Norte, junto às praias do Navio e do Mirante (urbanização Louribetão) e tem 500 lugares.

Para facilitar o acesso dos veraneantes um comboio turístico passa a ligar os dois parques de estacionamento às praias, percorrendo um trajecto de cerca de 20 minutos. Durante os meses de Julho e Agosto o comboio turístico tem paragens nos seguintes locais: Parque de Campismo, Campo de Tiro, Praia da Vigia, Praia do Mirante, Praia do Pisão, Praia Centro, centro de Santa Cruz, Praia Formosa, parque de estacionamento do Parque de Jogos e Igreja.

O comboio funcionará em circuito fechado todos os dias, das 09h30 às 18h30 com uma frequência de passagem de 20 em 20 minutos. Cada viagem de ida e volta custa 50 cêntimos, estando as crianças até aos 12 anos isentas de pagamento.

Obras Continuam em Setembro

Terminada a requalificação urbana das principais ruas e largos de Santa Cruz, que teve início há 10 meses e agora inaugurada, terá início a requalificação dos apoios das praias, com as actuais estruturas a serem demolidas e posteriormente reconstruídas, segundo os critérios fixados no Plano de Ordenamento da Orla Costeira.

A requalificação urbana de Santa Cruz não termina nesta data. Suspensas no Verão, as obras irão recomeçar após o término da época balnear prevendo-se que venham a decorrer até ao fim do actual Quadro de Referência Estratégico Nacional (2007-2013) que contém fundos comunitários exclusivos para a requalificação das orlas costeiras.

 

 

 

Texto: Artur Henriques
Fotografias: Artur Henriques
Publicado em 04-Jul-2007
Actualizado em

Para obter mais informações envie-nos um email

 

 
Passeio Marítimo renovado, mais seguro e com centenas de lugares para descansar sentado
O "Novo Look" da Esplanada Antero de Quental
A Rua José Pedro Lopes com calçada portuguesa e devolvida aos peões
     
   
  Passeio dos Poetas  
  Passeio na Ciclovia  
  Passeio de Automóvel  
   
  Passeio Gaivota Alcabrichel  
  Passeio Rede Natura 2000  
  Praias de Rara Beleza  
     

 

 

 
 
 
 
 
 
Copyright © 2005-07 Belenus, Lda