Passeio Pedestre | Praia de Santa Cruz | Passeio dos Poetas
Torres Vedras - Portugal
     
   
  Como Chegar  
  Região do Oeste  
  Torres Vedras  
  As Freguesias  
   
  A Costa e o Litoral  
  As Praias  
   
  Passeios  
  Desporto  
   
  História e Estórias  
  O Património  
  A Etnografia  
  A Gastronomia  
  A Religião  
  Galeria de Notáveis  
   
  A Visitar  
  Eventos Culturais  
  Eventos Desportivos  
  Eventos Populares  
  Album de Fotografias  
  Galeria de Arte  
  Associações/Colectividades  
   
  Onde Dormir  
  Onde Comer  
  Onde Comprar: Artigos  
  Onde Comprar: Serviços  
  Biz - Empresas & Negócios  
   
  Mapas  
  Telefones Úteis  
  Previsão das Marés  
  Estado do Tempo  
     
     

 

 

 

Desporto & Lazer - Passeios - Passeio dos Escritores e dos Poetas

Passeio Pedestre dos Escritores e dos Poetas

Neste simples trajecto a pé, pelo centro de Santa Cruz, visite alguns locais impregnados de cultura, tocados pelos notáveis poetas e escritores que viveram nesta terra. Entenda porque corriam para o cimo destas arribas e sinta as suas fontes de inspiração.

Ao entrar em Santa Cruz pela rotunda do Parque de Campismo, desça a Avenida Joaquim Agostinho até à rotunda interior e deixe o carro nos vários locais de estacionamento que encontra do seu lado direito.

Ao parquear a viatura deu início ao seu passeio, está em plena Praceta Antero de Quental e aprecie o novel espaço ajardinado à sua direita. Desça em direcção ao centro de Santa Cruz e corte na primeira à direita, rua Professor Kazuo Dan. Poucos metros decorridos e à direita, no nº 6, viveu o famoso poeta japonês Kazuo Dan. A casa é fácil de identificar pois apresenta uma pequena escultura, apostada numa das paredes, em homenagem ao poeta.

Continuando o seu passeio até ao fim desta rua, vire à sua esquerda e na rua Jerónimo Villarinho vire à direita, e aviste pela primeira vez uma bela paisagem com o oceano como pano de fundo.

Pois é, do outro lado da Avenida do Atlântico acabou de avistar o monumento em homenagem ao Dr. João de Barros. Aproveite para se sentar na base do lado direito do monumento, está no alto das arribas da praia do centro, descanse um pouco e relaxe a sua vista pelo vasto areal de areias douradas que se estendem até Porto Novo.

Continue o passeio voltando à sua esquerda, seguindo as varandinhas, está quase a poder observar o ícone da Praia de Santa Cruz. A primeira escadaria que encontrar, desça-a, acabou de chegar à Esplanada Antero de Quental. Espreitando pela escadaria e lá ao fundo, ergue-se imponente o Penedo do Guincho. Na esplanada continua a poder ver as praias até Porto Novo e agora ao seu lado esquerdo encontra um novo conjunto de praias, desde a praia do Norte até à Praia do Guincho.

Passeie ao longo da esplanada, junto às varandas, e vai encontrar do seu lado esquerdo, uma pedra assente numa base circular, o monumento em homenagem ao poeta Kazuo Dan.

Passeando ao longo das varandas, em frente à Capela de Santa Helena, vai deparar com o monumento em homenagem a Antero de Quental.

Pode terminar por aqui o seu passeio, pois encontra-se bem no centro da aldeia. Se continuar com forças, ao seu lado direito encontra uma longa escadaria, desça-a, vai dar à praia de Santa Helena, sinta a proximidade da areia e do mar. Nesta pequena praia, fique-se pela areia, vá molhar os pés até ao mar, ou então detenha-se sentado nos bancos de pedra. Se veio acompanhado de um livro este é um lugar abrigado para passar umas quantas páginas de leitura.

 

Sabia que...  

Vários foram os escritores e poetas que viveram em Santa Cruz... e que muitos atletas de eleição nasceram nas povoações dos arredores da aldeia ... Saiba mais na Galeria de Notáveis..

 

Texto: Artur Henriques
Fotografias: Artur Henriques
Publicado em: 12-Jun-2005

Para obter mais informações envie-nos um email

 

 
Escultura apostada na face lateral
da parede da casa onde viveu
Kazuo Dan
Monumento a João de Barros e
ao fundo o extenso areal em direcção a Porto Novo
Monumento a Kazuo Dan
Varandas da Esplanada Antero
de Quental: Vista orientada a Sul a partir do local onde se encontra o monumento a Kazuo Dan
Vista orientada a Sul a partir do
local onde se encontra o monumento a Antero de Quental
     
   
  Passeio dos Poetas  
  Passeio na Ciclovia  
  Passeio de Automóvel  
   
  Passeio Gaivota Alcabrichel  
  Passeio Rede Natura 2000  
  Praias de Rara Beleza  
     

 

Copyright © 2005-06 Belenus, Lda